Translate

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

28 de Outubro: Dia do Servidor Público

Para comemorar o dia do Funcionalismo Público, a equipe da Creche Morfina Grandi Paccola organizou 1 churrasco deliciooooso e descontraído.Todos puderam  relaxar...Parabéns a todos!Precisamos repetir a dose!...

Dia 30/10--> Festa do Servidor Público

Após o 2º turno das eleições que será no domingo dia 31/10,teremos mais 1 pausinha por conta da 3ª feira(feriado de finados). Aproveitarei a "paradinha" para ler,redigir e enviar a 3ª parte do TCC(PUC-Rio) do curso "Tecnologias em Educação".Esta será a última correção da orientadora. A versão final deve ser entregue até dia 05/11 para que possamos elaborar poster para nossa apresentação final.Portanto muita atenção nessa reta final principalmente quanto a formatação!!!!!

sábado, 23 de outubro de 2010

Creche Morfina Grandi Paccola: espaço de aprendizagem e de convivência

O espaço educativo das creches tem história recente no cenário internacional e nacional porém cada vez mais este espaço tem se firmado como local privilegiado para múltiplas aprendizagens.Cuidar e educar crianças pequenas em creches e/ou escolas é um desafio e uma necessidade social pois as mulheres/mães necessitam trabalhar mas não querem "abrir mão" de seus direitos e deveres de mãe e de cidadã.O trabalho desenvolvido na Creche Morfina preocupa-se no "Cuidar e Educar" conforme previsto nos 4 pilares da Educação:
  • Aprender a Conhecer;
  • Aprender a Fazer;
  • Aprender a Viver com os Outros(Conviver):
  • Aprender a Ser...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Projeto Criança Feliz e teatro "Loja Mágica"

Encerrando a Programação Especial do Mês das Crianças, o Projeto "Criança Feliz" com inúmeras atividades recreativas e pedagógicas animaram toda "galera" da EMEI Profª Áurea Damasceno Bernardes. Pintura livre em cavaletes; confecção de cata-ventos;  pintura artística no rosto das crianças; músicas;; tapetes em E.V.A.emborrachados com diversidade de jogos; carrinhos; rodas e variedade de brinquedos e brincadeiras divertiram a garotada. A tarde foi maravilhosa!





Também recebemos a visita dos alunos da Profª Luciana do Colégio São José. Os alunos dramatizaram a peça teatral infantil denominada "Loja Mágica" abordando questões filosóficas principalmente sobre Valores e Atitudes do cotidiano .Parabéns!Deixaremos aqui fotos sobre as atividades especiais. Se quiser ver mais fotos sobre o assunto procure na página inferior deste Blog a Galeria de Fotos do Picasa Photostream. Tenho certeza que vocês vão adorar! Afinal dentro de todos ainda reside uma criança...





quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Bruce...meu cão...amigo/companheiro de todas as horas...

Utilizarei 1 espacinho aqui no Blog para postar link onde aparece meu lindo cão Bruce...o "Boxer" mais lindo que já vi...

http://www.canilvongarpas.com.br/videos/videos.html

Na barra de rolagem veja o 7º video: Obediência Avançada--> Evento Agility Estimação(Bauru)2010

Lindo!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

15 de Outubro--> Dia do Professor

Parabéns a todos professores da nossa escola, da nossa cidade, do nosso país...enfim para todos aqueles que por meio de 1 diploma ou mesmo sem nenhuma formação dedicam-se a Arte de cuidar e de educar crianças. Mais que apenas formação e estudo é necessário "Amor", "Paciência", "Dedicação"...enfim "Dom Divino".
A missão de 1 educador é árdua já que envolve todos aspectos da condição humana: física, emocional/afetiva, cognitiva, social. É a formação do Ser Integral em todos seus aspectos. E a  ambição maior de todo educador é formar gerações futuras para que estes aprendam a SER, CONVIVER,FAZER E CONHECER...PARABÉNS  PROFESSORES PELO SEU DIA!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_Pilares_da_Educa%C3%A7%C3%A3o

Haverá Festa em Comemoração ao Dia do Professor no Humaitá Hall--> deixarei comentários e fotinhas...


A festa estava muito bem organizada com mesa de frios com quitutes deliciosos além de coquetéis e bebidas variadas com e sem alcóol. Tudo acompanhado ao som de Banda muito animada!A equipe Áurea marcou presença!Confiram as fotos no Picasa Photostream: View My gallery aqui mesmo no Blog bem abaixo na página.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TCC PUC/Rio e Programa de Gestão Educacional Projecta

Até final do ano algumas diretoras e coordenadoras da Rede Municipal de Ensino de Lençóis estarão finalizando o TCC do curso de Especialização em Tecnologias em Educação.Os desafios foram e estão sendo muitos mas o curso já se encontra na "reta final". Hoje e amanhã portanto estarei aproveitando para elaborar a 2ª parte do material a ser enviado para correção.Portanto concentração e foco para redigir !...Inspiração e transpiração!...

Obs: TCC e alguns documentos já enviados...agora aguardar a correção para postagem da 3ª parte...portanto mais leituras e reflexões para nova redação...

http://web.ccead.puc-rio.br/SISTEMA/site/index.jsp

http://web.ccead.puc-rio.br/SISTEMA/site/pg.jsp?uid=AA556972-47E8-4DB5-BA1F-AB7CA5071517


Para os gestores do Ensino Infantil (todos) e para alguns gestores do ensino fundamental iniciará um Programa de Gestão Educacional Projecta.Início para os dias 18 e 19 de Outubro de 2010 em nossa cidade.
http://www.projecta.edu.br/





Outubro: Mês das Crianças



Em outubro muitas atividades são desenvolvidas com foco no aluno.Na EMEI Profª "Áurea D. Bernardes e na Creche Morfina " muita coisa interessante foi realizada: filmes, desfile de modas, confecção de máscaras, gincanas, atividades lúdicas diversas etc. Não faltou também algodão doce, sorvete, pipoca, coxinhas,bolo de chocolate além da merenda especial servida pela cozinha piloto. As crianças adoraram tudo!
Aproveito o espaço para dexiar alguns links especiais sobre a importância do brincar, do brinquedo entre outros sobre a educação infantil.
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/10/11/dia-da-crianca-todo-brinquedo-pode-ser-educativo.jhtm

http://educacao.uol.com.br/album/brinquedos_album.jhtm?abrefoto=9

http://criancas.uol.com.br/jogos/

http://educacao.uol.com.br/operacoes-matematicas/pre-escola.jhtm

http://criancas.uol.com.br/licaodecasa/

http://educacao.uol.com.br/ditados/pre-escola.jhtm

http://educacao.uol.com.br/resenhas/

http://educacao.uol.com.br/colunas/icami_tiba/

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/09/26/ult105u7036.jhtm

http://minhavida.uol.com.br/conteudo/11485-Cada-brincadeira-assume-uma-funcao-no-desenvolvimento-das-criancas.htm

Músicas infantis...isso tem que ter sempre!
http://www.radio.uol.com.br/editorial/criancas?cmpid=clink-rad-pl

Papéis divertidos para o desktop:
http://criancas.uol.com.br/album/escolha_papeis_parede_album.jhtm?abrefoto=1

MÚSICA---> PATO FU
http://musica.uol.com.br/ultnot/2010/10/15/pato-fu-apresenta-musica-de-brinquedo-em-festival-para-adultos-e-criancas.jhtm

http://www.radio.uol.com.br/album/pato-fu/musica-de-brinquedo/20191?cmpid=clink-rad-al


Na creche, tendas para o piquenique foram "armadas". Também brincadeiras como "estátua", "labirinto" , massinha caseira etc fizeram parte da programação especial do Mês das Crianças.
Ludicamente as crianças aprendem !

No dia 14/10 na EMEI "PROFª Áurea D. Bernardes foi realizado Gincana esportiva com toda garotada da escola: Maternal, Etapa 1 e 2.Entre as brincadeiras destacamos a corrida do ovo, circuito com obstáculos etc.A abertura da gincana no período da Manhã contou com a presença da coreógrafa Ana Paula e suas pulilas da Academia "Corpus".Elas dançaram vários ritmos desde balét clássico "Castelo de Diamantes da Barbie", Street Dance, Mirage do espetáculo Circo de Soleil até dança envolvendo todas crianças. Todos adoraram e se divertiram muito!Amanhã dia 15/10 às 14 horas será a vez da Equipe do Morfina conferir o talento das meninas. Obrigada e voltem sempre!

Enquanto isso na Creche Morfina os fornos assaram deliciosas pizzas de queijo e tomate para toda criançada além das atividades rotineiras e lúdicas. No período da tarde a(s) turminha(s) assistiram o filme "A feiticeira e o Dragão" no telão.
  
 Não poderíamos deixar de Parabenizar Todos professores pelo seu dia---> 15 de Outubro: Dia do Professor!Aulas suspensas na EMEI  porém expediente Normal nas Creches de nossa cidade por tratar-se de serviço essencial.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Palestra sobre 1ºs Socorros com a Equipe de Bombeiros

Agradecemos a toda Equipe do Corpo de Bombeiros pela excelente Palestra sobre 1ºs Socorros realizada para a Equipe da EMEI Profª Aurea D Bernardes e Creche Morfina Grandi Paccola. Pudemos vivenciar situações práticas sobre "o que" e "como" fazer a prestação dos 1ºs cuidados às vítimas. Esperamos a continuidade/finalização da Palestra para o dia 08/11 onde reuniremos novamente toda equipe da EMEI e da Creche.Outro ponto a destacar é a vontade de colaborar e em compartilhar tais orientações a toda equipe para que juntos sejamos parceiros e multiplicadores de tais conhecimentos.PARABÉNS! Que DEUS continue iluminando este ANJOS em seu trabalho.E que as pessoas se conscientizem da importância deste trabalho solicitando o serviço realmente nos casos de emergência e evitem "Trotes" e "Brincadeiras" que porventura venham a atrapalhar a atuação da Equipe. Afinal nunca se sabe "quando" e "para quem" os socorros serão prestados...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projeto Guri no Áurea/Creche é destaque no site da Prefeitura

Mais uma vez atividades desenvolvidas pela equipe Áurea/Creche são destacadas no Site da Prefeitura:
Acesso em:
http://189.91.231.156/noticias/ler/194

sábado, 2 de outubro de 2010

Experiência Creche_lagarta

Tudo começou com 1 idéia...construção de 1 terráreo...porém 1 situação gerada no cotidiano escolar gerou 1 nova necessidade...1 novo interesse...e certamente novas aprendizagens...Vamos ver o que acontece com a lagarta?...Como podem observar elas perderam parte dos seus membros(cabeça) e se envolveram nos casulos...Enquanto não descobrimos assistiremos a vídeos sobre essa trasnformação. Destaque para o vídeo do Cocoricó e Katy, a lagartinha...Além disso muita observação e conversa com as crianças...
Parabéns Equipe Creche Morfina!

"O conhecimento é irresistível"...

E nasce 1 borboleta...
ou melhor 2 borboletas...provando que da observação da realidade cotidiana lições significativas podem surgir...ensinando crianças e adultos...a construção do conhecimento não é unilateral...é multilateral: todos aprendem com todos!
Daí aulas interdisciplinares podem ser elaboradas pelos professores.Ciências, linguagem oral e escrita, matemática, Música e Movimento etc...


 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Projeto Guri na EMEI Profª Áurea D. Bernardes/Creche Morfina:Música na escola...

Sobre o Projeto Guri:
www.projetoguri.com.br/

www.projetoguri.org.br/
Por meio da Música desenvolvemos muitas competências, habilidades e atitudes dentre elas:
ü  Criatividade;
ü  Responsabilidade;
ü  Autoestima;
ü  Ética e Estética (apreciação/fruição);
ü  Disciplina (hábito de estudo e de persistência) já que tocar 1 instrumento necessita muito estudo e perseverança;
ü  Ritmo;
ü  Sensibilidade;
ü  Expressão;
ü  Compreensão de outras formas de expressão e de linguagem (musical);
ü  Ampliação de visão de mundo-à desenvolvimento Cultural
ü  Interação
ü  Cooperação/colaborar
ü  Trabalho em equipe/grupo
ü  Respeito de si e do outro;
ü  Autonomia etc etc;
Acredito, portanto que 1 formação integral somente seja possível incluindo as Artes: Musica; Dança; teatro;literaturas...E conhecendo alguns dos alunos  do Projeto  é visível a contribuição deste Projeto para a formação e para a vida dessas crianças.
Na EMEI “Profª Aurea D. Bernardes desenvolvemos 1 trabalho coletivo nas aulas de Música e Movimento envolvendo todas turmas. As aulas são previamente planejadas pelos professores com atividades diversas de:
ü  Exercícios de respiração e aquecimento vocal;
ü  Músicas folclóricas;
ü  Músicas com temáticas educacionais específicas: datas comemorativas, preservação do meio ambiente; saúde etc;
ü  Músicas com ritmos variados: nacionais e internacionais: jazz, bossa nova, samba, blues, sertanejo etc;
ü  Exploração e percepção de diversos sons: da natureza; dos instrumentos musicais da bandinha rítmica etc;
ü  Expressão Corporal  nas aulas de Música e Movimento; em jogos , brincadeiras e gincanas e/ou circuitos enfim de forma diversificada. Deste modo os alunos aprendem de 1 forma bem divertida: brincando e cantando ou melhor expressando-se por meio de diversas linguagens: corporal e musical.
Att. Rosemary de Oliveira Capelari
Coordenadora pedagógica
 

Clima Tempo

Mensagem Digital Mensal

Jacquie Lawson e-cards

VIDEOS AO VIVO * LIVESTREAM*